Na última quarta-feira, dia 14 de setembro, foi realizada mais uma edição do Gestalt em Ato de 2011 com o tema: A criança e o adolescente na escola: ajustamento sincrético ou naturalização? apresentado pelas Psicólogas Lydiane Soares e Maria Teresa Mandelli. O encontro reuniu estudantes e profissionais interessados na prática clínica gestáltica infanto-juvenil e na área da educação.
Após a apresentação dos participantes, foi realizada uma vivência na qual todos puderam experimentar relações a partir de diagnósticos bastante frequentes no contexto escolar, como dislexia, hiperatividade, déficit de atenção ,dentre outros. Após esta vivência, foi aberta uma discussão sobre as impressões e percepções dos participantes acerca do que haviam vivenciado, possibilitando assim um diálogo sobre as diversas experiências e dúvidas a partir deste tema.
A discussão foi articulada com a prática clínica gestáltica, favorecendo o esclarecimento de algumas questões e a apresentação de aspectos dessa abordagem que embasam e orientam as intervenções do clínico frente à demanda de atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com problemas de aprendizagem e transtornos de comportamento.
Agradecemos a presença e contribuição de todos nesta discussão e construção de conhecimentos sobre esse assunto e deixamos um convite para o próximo Gestalt em Ato no dia 19 de outubro com o trabalho: Quando a dor do outro dói em mim: suporte para o terapeuta que trabalha com situações aflitivas.