quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Clínicas Gestálticas em Grupo: acolhimento e desvio no plural



                                                                                                                        Rodrigo Gomes Ferreira
 
A configuração grupal é uma das disponíveis para se fazer clínica, e é utilizada pelos clínicos da Gestalt-terapia desde seus primórdios. Acolher o que há de estranho, abrir horizontes de futuro e construir conhecimentos implicam uma ética de singularidade ao sujeito que surge durante uma consulta. 

E, como seguir com tal postura quando tal consulta parte de vários corpos, ao mesmo tempo, no mesmo lugar, com diferentes formas? Haveria aí mais de um sujeito ou a perda da singularidade? 

A intenção desta atividade do Gestalt em ato é contribuir para questões relativas ao trabalho clínico/terapêutico em grupo com as clínicas gestálticas, quando a singularidade do sujeito clínico se mostra no plural.

Agosto: Gestação


Na terça-feira, dia 14 de agosto de 2012, foi realizada pelas  Psicólogas e Gestalt-terapeutas, Greici Will Coelho e Hebe Régis, mais uma edição do Gestalt em Ato com o trabalho: GestAÇÃO.  Esse encontro reuniu estudantes e profissionais interessados no tema da atividade. 

O encontro iniciou com a apresentação com um pequeno experimento que mobilizou as vivências de cada participante relacionadas ao tema. Em seguida, houve uma discussão sobre as mudanças decorrentes da gravidez, desde o resultado "positivo" do  exame até o nascimento do bebê. Também foi discutido como essa temática aparece na clínica e algumas possibilidades de entendimento dentro das Clínicas Gestálticas.

Agradecemos a participação de todos aqueles que estiveram presentes em mais uma edição do Gestalt em Ato e convidamos para o próximo trabalho,  Clínicas Gestáticas em grupo: acolhimentos e desvios no plural, que será apresentado no dia 04 de setembro de 2012.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

GestAÇÃO



 Greici Will Coelho
Hebe Bastos Régis

Estar grávida ou acompanhar uma mulher nesse processo provoca uma série de mudanças que se desdobram em muitas perguntas.
Quando a maternidade começa a ser gestada?
Que ações são geradas, esperadas ou experienciadas em uma gravidez?
E o corpo? Aquele que agora se ocupa  de gerar outro corpo?
Como lidar com os medos, receios, fantasias?
Quantas perguntas ... poucas respostas, quanta mudança!!!