terça-feira, 6 de julho de 2010

Pequena Miss Sunshine: a criança e a família pelo olhar da Gestalt-terapia


Ana Carolina Seara

Maria Teresa Mandelli

Para a Gestalt-terapia a família, é entendida como um sistema íntimo, como uma totalidade, inserida em outras totalidades, que é formada por diferentes elementos em permanente interação, que se afetam mutuamente na busca da melhor forma possível de auto-regulação.

Imagine então a cena: um jantar de família e, estão presentes: uma menina de 7 anos que sonha em ganhar o concurso de beleza infantil “Miss Sunshine”; o irmão, obcecado em ser piloto da Força Aérea, que faz um "voto de silêncio" até conseguir sê-lo; o avô que foi expulso de uma casa de repouso por usar drogas; o pai que vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor; a mãe e o tio, intelectual e homossexual que acaba de tentar suicídio (por isso foi recomendado ficar com a família). Essa é uma das primeiras cenas de Pequena Miss Sunshine, 2006, uma comovente comédia que retrata a dinâmica peculiar de uma família norte americana, na qual o desejo de uma criança transforma a vida de uma família. Cada personagem tem uma história e drama particular, mas é no contato que as possibilidades de criação de uma nova forma de relação se revelam.

Diante disso surgem alguns questionamentos: como os elementos dessa família se relacionam? O que cada familiar está fazendo para obter satisfação para as suas necessidades dentro desse contexto? O que está fluindo e o que está interrompido nessa dinâmica familiar?

A partir desses e de outros questionamentos, nosso objetivo no Gestalt em Ato de julho de 2010 é mostrar através de uma leitura desse filme, a forma de trabalho e a compreensão da dinâmica familiar pela perspectiva gestáltica. E você é nosso convidado para compartilhar dessa experiência.

Assista ao trailer do filme no Youtube

Um comentário:

  1. Excelente postagem. Parabéns. Sou fã deste filme. Tanto que fiz uma postagem dele no meu blogger. Um abraço...

    ResponderExcluir