segunda-feira, 16 de maio de 2011

Maio de 2011: Afinal, o que pode o Psicólogo?

Em 4 de maio, aconteceu a terceira edição do Gestalt em Ato de 2011 com o trabalho Olhando Gestalticamente para as organizações: Afinal, o que pode o Psicólogo?, apresentado pelo Psicólogo e Gestalt-terapeuta Cleber Rodrigues de Paula. O encontro reuniu estudantes e profissionais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema.

Essa terceira edição se produziu a partir das perguntas suscitadas pela experiência de cada um no campo do trabalho e das organizações. Como ponto de partida, foi lembrado que predomina na psicologia uma prática profissional empobrecida, com o profissional psicólogo sendo demandado em função da produtividade e do lucro em detrimento do sujeito. Também o discurso contraditório dos sindicatos, baseados em uma leitura rasa do materialismo dialético que não dá conta da dimensão da subjetividade no trabalho. Mesmo as políticas públicas voltadas para a área o fazem a serviço de uma idealização do sujeito trabalhador. Esse encontro deixou evidente o engajamento dos profissionais na ética apregoada pela gestalt-terapia e o entendimento de que há lugar para o debate e construção de uma "clínica gestáltica ampliada" que possa dialogar com outros saberes e áreas ligadas ao trabalho.

Agradecemos a todos que estiveram presentes e que contribuíram para a construção desse encontro e deixamos um convite para o próximo Gestalt em Ato que será realizado dia 1 de junho de 2011: Abrigos, manicômios e prisões: o sofrimento ético-político e as instituições totais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário