sexta-feira, 8 de julho de 2011

Julho de 2011: Alice no País das Maravilhas



Na última quarta-feira, dia 6 de julho, foi realizada mais uma edição do Gestalt em Ato de 2011 com o tema: Alice no país das Maravilhas e as formas de ajustamento na Gestalt-terapia, apresentado pelas Psicólogas Ana Carolina Seara e Maria Teresa Mandelli. O encontro reuniu estudantes e profissionais interessados na abordagem gestáltica.

Após a apresentação dos participantes, foi dado início aos trabalhos com a apresentação do filme “Alice no País das Maravilhas”, do diretor Tim Burton (2010). Depois da exposição do filme, foi aberta uma discussão sobre as primeiras impressões que o filme causou e foi feita uma tentativa conjunta de fazer uma leitura dos aspectos psicológicos envolvidos na trama. Dando sequência ao trabalho, as psicólogas apresentaram uma possibilidade de leitura da obra por duas vertentes: como um sonho e como uma produção de um ajustamento de busca (psicótico). 

O trabalho foi construído articulando aspectos da teoria do sonho e da leitura dos ajustamentos, principalmente do ajustamento de busca.  A discussão suscitou muitos questionamentos, abrindo várias possibilidades de entendimento do filme e elucidando questões sobre a teoria gestáltica. Para aqueles que quiserem aprofundar seus conhecimentos no trabalho clínico com sonhos, foi deixado um convite para o curso que iniciará final de agosto deste ano: Sonhando acordado: sonhos como possibilidade de intervenção terapêutica.

Agradecemos a presença e contribuição de todos no debate e na construção do conhecimento acerca desse assunto e deixamos um convite para o próximo Gestalt em Ato no dia 03 de agosto com o trabalho: “Clínica como experiência inestética

Nenhum comentário:

Postar um comentário