domingo, 25 de março de 2012

SISTEMA CAGE: Coaching com abordagem gestáltica



Sonia Aparecida de Oliveira Balster

Coaching é um assunto que está sendo atualmente muito discutido, principalmente na área Organizacional.  Em função disso, o próximo Gestalt em Ato tem como proposta delinear alguns pontos que contribuem para se pensar o processo de Coaching no âmbito organizacional e pessoal, com um “olhar” gestáltico. 

Esse trabalho parte de uma metodologia capaz de dar sustentação prática ao processo de Coaching, enfatizando o autoconhecimento, a aceitação de si mesmo e as possibilidades de criar a partir das suas formas, do aqui-agora. A grande ferramenta do Coach é ter um “olhar” para o relacionamento, para o contato e awareness, ou seja, para o sistema self propriamente dito. 

Parte-se da ideia de que a mudança no indivíduo ocorrerá por meio de awareness, a ênfase está no contato, em conhecer e aceitar quem você é, ampliar sua capacidade e, a partir dessa posição, criar algo novo.  O relacionamento é muito importante para efetivar a mudança, pois ela só pode acontecer no presente, ou seja, no aqui - agora, na experiência. E a manutenção das novas formas se dará através de um processo de experimentação, repetição e conscientização.

No âmbito organizacional, acredita-se que a construção de uma "Cultura de Coaching", possibilita a abertura de espaço para se trabalhar as emoções, lidar com a adversidade, com o inesperado. Isso significa uma ampla reformulação de atitudes e de concepção filosófica de funcionamento da organização.

Neste trabalho, pretende-se, a partir de uma atividade vivencial, promover uma discussão sobre alguns aspectos que diferenciam o processo do Coaching com abordagem gestáltica. 

Esta atividade ocorrerá dia 03 de março de 2012, terça-feira, às 14hs. Participe e conheça um pouco mais sobre Coaching e sobre a abordagem Gestáltica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário